A historia do Croche

Oi minhas lindas,hoje vim trazer a historia de como surgiu o crochê que nos tanto amamos.Bora conferir a historia e alguns looks que separei para vocês.
obs:(os looks não tem nada a ver com a historia a unica coisa e que são lindos e feitos de crochê)



 A Origem do Crochê é incerta; ignoramos se ela é chinesa(descoberta pela rota da Seda), peruana,tunisiana, egípcia ou dinamarquesa. Mas os primeiros trabalhos conhecidos como crochê remontam ao fim da Idade Média. Nesse período, religiosas ensinavam a técnica às jovens de famílias nobres; com o crescimento e a evolução dessa prática manual, o crochê tornou-se o passatempo predileto das damas da corte da Itália, da Espanha e da França.




Na Renascença e durante a época de Luís XIV a técnica se aprimorou, assim como a qualidade dos trabalhos. A Revolução Francesa propiciou indiretamente a difusão do crochê para todos os países da Europa (Irlanda, Inglaterra, e países nórdicos) graças as famílias nobres que ali se exilaram, levando consigo esse conhecimento. Mas o apogeu do crochê aconteceu na Irlanda do Século XIX, época na qual se transformou numa verdadeira indústria artesanal. Com efeito, após a Grande Fome de 1846, dizem que a Madre Superiora de um convento daquele país pediu às irmãs que ensinassem a técnica às mulheres do povo, a fim de que pudessem trabalhar sem sair de casa.




Essa iniciativa teve um sucesso fabuloso, e assim surgiram as guipures da Irlanda, fabricadas à mão em Dublin e Belfast, e exportadas para o mundo inteiro, particularmente para Inglaterra vitoriana. Essa renda servia para ornamentar roupas e a lingerie da corte, e com ela também se produziam pequenos objetos para os salões dos palácios.
Na França crescia igualmente o interesse no crochê, mas o trabalho feito à mão é progressivamente substituído pela produção industrial. A técnica, que anteriormente passava de geração em geração, numa tradição que unia transmissão do conhecimento de forma oral ou manual, passou a ser objeto de livros, nos quais se publicavam os pontos básicos seguidos de inúmeros projetos e modelos.



Assim, Mademoiselle Riego de La Blanchardière, depois de ter ensinado a técnica do crochê à corte da Rainha Vitória, publicou a primeira revista sobre o assunto: The Needle.
A moda do crochê mudou no fim do período vitoriano, nos anos 1890. Já na era eduardiana, a renda crochetada teve seu ápice entre os anos 10 e 20 do século passado, apresentando texturas e pontos mais
 elaborados.




Nos Estados Unidos, na época em que as famílias pioneiras lá se fixaram, havia grande escassez de lã nova; assim, aproveitavam sobras de lã usada para fazer medalhões multicoloridos. Estes eram unidos, como patchwork, para confeccionar mantas, tapetes e xales. Este tipo de crochê continua ainda muito popular. Conhecidos como "quadrados da vovó" ou "quadrados afeganes", esses medalhões de cores vistosas podem ser usados para confeccionar roupas e também bolsas.O crochê é uma arte antiga e manual que revela muita criatividade. É feito com a agulha e linha e a partir disso cria-se outras peças. O crochê tem entrado até no mais alto nível de costura, muitas griffes estão usando esse artesanato.




2 comentários:

  1. Olá Stephanie! Faço crochê a ameiii seu post.
    Quero te convidar para conhecer meu cantinho, e te desejar muito sucesso! Bjus!!
    http://bypaulalilian.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada linda e parabéns por saber fazer crochê que e quase uma arte ne.
      vou dar uma passadinha la sim.

      Beijos

      Excluir